A pizza não é a mesma sem o orégano. Algumas folhinhas de hortelã deixam a água mais saborosa. Oalecrim dá um toque especial às carnes. Mas eles são mais do que simples temperos. Acrescentam virtudes por onde passam. Muito melhor se forem consumidos frescos. A prática versão em saquinhos do supermercado é até saborosa, mas os princípios ativos são menos concentrados. Conheça agora os benefícios que algumas ervas trazem à saúde e qual a melhor forma de utilizá-las na sua dieta.
Alecrim
Alecrim
Benefícios: “é antioxidante, protege o fígado, ajuda a reduzir os gases, tem efeito antidiarreico, anti-inflamatório e diminui a produção de ácido úrico”, diz o infectologista especializado em fitoterapia Alexandre Botsaris, autor do livro Medicina Ecológica (Nova Era). Tem efeito adstringente sobre a pele.
O que dizem as pesquisas: o óleo pode aumentar a performance cerebral. Pesquisa da Northumbria University (GB) concluiu que indivíduos expostos ao seu aroma tiveram maiores níveis de 1,8-cineol, a substância com efeitos fitoterápicos e ainda se saíram bem em testes de precisão e no humor.
Como usar: para conseguir os efeitos terapêuticos é preciso consumi-lo na forma de chá— 3 a 4 g para o preparo — ou pó — um grama diluído, duas vezes por semana. No caso da melhora na performance cerebral, o responsável pelo efeito é o óleo, que deve ser aquecido em um difusor. Para obter o efeito adstringente sobre a pele, reduzindo a oleosidade, basta aplicar o chá com um chumaço de algodão, duas vezes ao dia.
Oi Elaine!
ResponderExcluirUma coisa eu sei, frango assado temperado com alecrim é delicioso! [sorrio]
http://jefhcardoso.blogspot.com lhe convida e espera para ler e comentar “Agda e os meninos sem rosto”. Abraço.